Para a massa
- 200 ml de leite de coco
- 3 ovos
- 2 xícaras (chá) de leite (500 ml)
- 1 xícara (chá) de óleo (250 ml)
- 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
- 3 colheres (sopa) de amido de milho
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- Sal a gosto
Para o recheio
- 1 cebola média
- 10 azeitonas verdes
- 1 xícara (chá) de molho de tomate
- 250 g de presunto picado
- 300 g de mussarela picada
- 1 colher (sopa) de orégano
- Sal a gosto
Para a montagem do bauru
- Margarina e farinha de trigo para untar
- Queijo parmesão ralado a gosto
- Orégano a gosto
Modo de preparo
Para a massa
Bata no liquidificador 200 ml de leite de coco, 3 ovos, 2 xícaras (chá) de leite, 1 xícara (chá) de óleo, 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo, 3 colheres (sopa) de amido de milho, 1 colher (sopa) de fermento em pó e sal a gosto. Reserve.
Para o recheio
Pique 1 cebola média e 10 azeitonas verdes. Acrescente 1 xícara (chá) de molho de tomate, 1 colher (sopa) de orégano e sal a gosto. Reserve.
Para a montagem do bauru
Unte uma forma (28 cm x 19 cm x 5 cm) com margarina e polvilhe a farinha de trigo. Reserve. Coloque a metade da massa na forma, acrescente 250 g de presunto e 300 g de mussarela picados e o recheio reservado. Cubra com o restante da massa. Salpique queijo parmesão ralado e orégano a gosto.
Coloque na forma e leve ao forno (em temperatura média) para assar por 45 min.
História do bauru
A receita foi inventada em 1933 pelo radialista Casimiro Pinto Neto, conhecido como Bauru (ele nasceu em Bauru e quando se mudou para São Paulo ganhou este nome).
Ele frequentava um famoso bar no centro de SP e numa noite, pediu para o sanduicheiro incrementar o lanche: pão francês sem miolo, queijo derretido dentro, fatias de rosbife, fatias de tomate.
As pessoas começaram a pedir um sanduíche como o do bauru... e assim o nome pegou... Hoje, o lanche está incrementado, com fatias de pepino curtido em vinagre de vinho branco, vários tipos de queijo e outras novidades.